5 sintomas de Transtorno Bipolar

Bipolaridade, também conhecida como Transtorno Maníaco-depressivo é um distúrbio mental em que o indivíduo tem graves mudanças de humor. Veja 5 sintomas de Transtorno Bipolar e entenda melhor esse quadro.

Ter momentos de alegria intercalados com tristeza faz parte da vida. Porém, uma pessoa bipolar passa da felicidade extrema à irritabilidade constantemente. Muitas vezes, ocorre por um motivo considerado insignificante. Por isso, é comum achar que as alternâncias não têm razões para ocorrer.

Entenda mais sobre o Transtorno Bipolar e conheça os 5 sinais principais desse distúrbio do humor.

5 sintomas de Transtorno Bipolar

Conheça os 5 principais sintomas de Transtorno Bipolar. Ao identificar esses sinais é possível entender melhor o distúrbio, além de buscar ajuda especializada, quando for preciso.

1. Mudanças drásticas de humor


A característica mais marcante da bipolaridade é a variação de humor. A pessoa tem momentos de extrema alegria e euforia em alguns dias. Porém, já no dia seguinte, ela pode apresentar sintomas de crises depressivas como: apatia, melancolia e pensamentos autodestrutivos.

No Transtorno bipolar Tipo 1 ocorrem episódios de humor eufórico (mania) e fases de depressão intensa. Já no Transtorno bipolar Tipo 2, há momentos de hipomania (euforia mais leve) e períodos depressivos. O último tipo é a Ciclotimia, no qual há oscilações entre depressão leve e hipomania.

2. Alternâncias no nível de energia


Um dos sintomas de Transtorno Bipolar é a mudança de níveis de ânimo. Isso significa que em um momento a pessoa pode estar com muita disposição, participando de diversos projetos e sendo muito produtiva. Porém, após isso ela pode estar com grande desânimo para fazer qualquer atividade, mesmo as que mais gosta.

Em geral, as fases de ânimo excessivo são chamadas de mania. O indivíduo bipolar pode estar disposto naturalmente, mas quando ele fica elétrico isso indica uma manifestação do transtorno. Entretanto, as fases mais apreensivas são as que ocorrem depressão, devido a tendência à pensamentos suicidas.

3. Excesso ou redução do sono

 

O indivíduo que desenvolve bipolaridade tem mudanças repentinas em seu ciclo de sono. Em algumas noites ele pode não sentir necessidade alguma de dormir, permanecendo muito enérgico. Porém, em outras, pode dormir diversas horas seguidas tendo muita dificuldade em acordar.

Os problemas de insônia são mais comuns na fase maníaca, porque a pessoa está mais agitada. Já os casos de hipersonia (dormir em excesso) acontecem na fase depressiva, na qual a pessoa está mais apática, sentindo grande esgotamento mental e físico.

4. Aumento ou perda de apetite

 

As mudanças no apetite também estão relacionadas ao transtorno bipolar. Quando ocorrem as manias a pessoa tende a comer compulsivamente, podendo consumir muito álcool, drogas ou fumar cigarros devido à ansiedade.

Contudo, na fase em que há depressão, é comum haver uma perda de apetite. Por isso, não é raro que se tenha uma grande diminuição de peso. Em alguns casos pode acontecer o oposto: fome na fase depressiva e falta de apetite durante as manias.

5. Problemas para manter a concentração

 

Dificuldades em memorizar, ficar atento e tomar decisões é um dos sintomas de Transtorno Bipolar. Quando há uma excessiva falta de concentração é o momento de ficar atento a sinais do distúrbio.

Ao saber esses 5 sintomas de Transtorno Bipolar é possível identificar o mal no início. O diagnóstico final apenas poderá ser feito pelo especialista em saúde mental, logo, o psicólogo ou psiquiatra. Por isso, consulte seu médico e siga o tratamento recomendado.

Para potencializar os cuidados com o Transtorno Bipolar uma boa alternativa é utilizar os suplementos naturais contra ansiedade e depressão. Eles ajudam a regular o humor e oferecem muito mais qualidade de vida para o paciente. Conheça os suplementos naturais hoje mesmo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *