O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Passar por momentos em que se fica ansioso é natural. Pode ser a véspera de uma prova ou uma entrevista de emprego, por exemplo. Porém, quando esse estado ocorre diversas vezes chegando a interferir na vida de uma pessoa, é o momento de ficar alerta. Esse pode ser o começo de um Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Entenda mais sobre esse distúrbio e como ele afeta a vida de alguém. Saiba o que é Transtorno de Ansiedade Generalizada e seus efeitos.

O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?

TAG ou Transtorno de Ansiedade Generalizada acontece quando há uma preocupação em excesso ou expectativa apreensiva por uma situação. Ou seja, é o quadro em que a pessoa passa de uma ansiedade natural para algo mais grave.

Diferentemente de períodos ansiosos, o distúrbio persiste por um tempo duradouro. Além disso, é capaz de interferir diretamente no cotidiano de uma pessoa. Desenvolver TAG não é incomum e pode ocorrer em qualquer idade.

Quais são as causas do Transtorno de Ansiedade Generalizada?

As pesquisas científicas não são decisivas quanto à origem do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Dessa forma, ainda não é possível definir precisamente quais são as causas do TAG.

 

Porém, alguns estudiosos defendem que o distúrbio esteja relacionado a neurotransmissores cerebrais. Eles atuariam interferindo na produção de dopamina, norepinefrina e serotonina. Há também a hipótese de o transtorno desenvolver-se devido a fatores genéticos, estresse e baixa qualidade de vida.

Quais são os sintomas de Transtorno de Ansiedade Generalizada?

O sintoma mais proeminente do Transtorno de Ansiedade Generalizada é apresentar grande tensão ou preocupação, ainda que seja sem razões. Não há somente uma área afetada, o indivíduo fica ansioso ora sobre seu trabalho e família, ora sobre seu relacionamento e estudos etc.

Ainda que o paciente saiba que não há motivos reais para a apreensão, ele não consegue manter o controle de suas emoções. Há também outros sinais como:

  • cansaço;
  • nervosismo;
  • dificuldade de concentração;
  • problemas de insônia;
  • sono não revigorante;
  • inquietação;
  • ficar assustado facilmente;
  • tremedeiras;
  • problemas estomacais;
  • dores de cabeça.

Como diagnosticar o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Ao detectar grande parte dos sintomas de TAG, é preciso procurar orientação médica. Essa consulta pode ser feita com o clínico geral, psicólogo e, preferencialmente, com o psiquiatra. O especialista realizará testes e fará perguntas para o paciente a fim de confirmar as suspeitas.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), os critérios para definirem o transtorno são:

 

  1. Sentir preocupação e ansiedade excessivas sobre vários eventos ou atividades. Isso ocorre na maior parte dos dias da semana, por mais de seis meses.

 

  1. Não conseguir controlar os sentimentos de apreensão;

  2. Momentos ansiosos que são capazes de provocar sofrimento, interferindo na rotina;

 

  1. Não ter relação com outras condições de saúde mental como síndrome do pânico, utilização de substâncias entorpecentes ou outros tipos de ansiedade;

 

  1. Apresentar ao menos três dos sintomas seguintes em adultos e uma das opções para crianças: tensão muscular, inquietação, fadiga, dificuldades com o sono ou falta de concentração.

 

Com essas informações já é possível entender o que é Transtorno de Ansiedade Generalizada e saber como ele age. Se suspeitar que apresenta o distúrbio, não hesite em buscar orientação médica. Sua saúde deve ser prioridade.

 

Para ajudar em seu tratamento ou caso tenha sintomas iniciais você pode utilizar um suplemento natural contra a ansiedade. Ele não é prejudicial à saúde, pelo contrário, ajuda a regular o humor e a trazer mais bem-estar para os seus dias. Experimente os suplementos naturais contra a ansiedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *