
A ansiedade afeta cerca de 9% dos brasileiros e é um dos transtornos mais comuns no mundo contemporâneo. Então, saiba como identificar uma crise de ansiedade e o que fazer caso alguém passe por isso perto de você.
Os problemas de ansiedade estão ligados a acontecimentos traumáticos e estressantes. Porém, eles podem ocorrem ainda que tudo esteja calmo. Esses ataques estão relacionados a uma reação emocional intensa que leva ao pânico.
Entenda mais sobre os ataques de ansiedade e como ajudar alguém com essa dificuldade.
O que é uma crise de ansiedade?
A ansiedade é uma reação natural do organismo ao perigo. Os sintomas desencadeados são respostas a um momento de perigo. Assim, é possível ficar alerta e poder escapar. Porém, o problema das crises de ansiedade é que não há uma ameaça real, como um animal selvagem ou algum risco à vida da pessoa.
Entretanto, durante as crises o paciente não consegue diferenciar isso. Como há sintomas físicos a pessoa ansiosa não consegue perceber que não há uma adversidade real.
Por isso, ela sente muito medo, o que gera ainda mais medo. Ou seja, ela teme os momentos de pavor, porque sabe que podem desencadear mais uma crise de ansiedade.
Para a pessoa ansiosa uma situação corriqueira pode levar aos momentos de pânico. Com isso, ela tenta evitar ao máximo os lugares em que as crises surgiram. Caso o problema tenha ocorrido no trabalho, ao estar nesse local ela acredita que a crise aparecerá repentinamente.
Como identificar uma crise de ansiedade?
Durante a crise de ansiedade, em geral, são apresentados os seguintes sintomas:
- Palpitações (coração bate mais forte);
- Aumento da pressão sanguínea;
- Dor no peito;
- Sensação de sufocamento;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Respiração ofegante e rápida;
- Boca seca com dificuldade para engolir;
- Dor no estômago com indigestão;
- Náuseas;
- Medo de perder controle de si mesmo;
- Aumento da transpiração;
- Necessidade de urinar;
- Diarreia;
- Rubor facial;
- Aumento da tensão muscular (especialmente no pescoço e ombros).
Para a pessoa ansiosa, todos esses sintomas são físicos e reais. Logo, é muito difícil para que ela entenda que o que sente é de origem psicológica e não de algo real. Durante as crises, a pessoa tem total certeza de que está próxima da morte.
Como ajudar alguém durante uma crise de ansiedade?
O mais importante durante as crises de ansiedade é auxiliar a pessoa para que ela pare de pensar sobre os sintomas. Para isso é fundamental utilizar algumas técnicas enquanto estiver ocorrendo a dificuldade, veja:
1- Converse com a pessoa
Tente distrair a pessoa durante o ataque. Essa tarefa não será muito fácil, mas é importante manter uma conversa constante com ela. Busque fazer com que a pessoa fale e incentive esse diálogo.
2- Questione os pensamentos negativos
Ao manter a conversa, pergunte o que ela está sentindo. Se ela disser que não consegue ficar em uma sala com muitas pessoas, conduza a pessoa ao questionamento. Faça com que ela pense se há perigo real naquele lugar. Pergunte-a o que poderia acontecer de mal em estar naquela sala. Mostre que todos ficam ansiosos em algum momento como uma antes de provas, entrevistas e ao falar em público.
3- Evite chamar atenção
Um dos maiores medos de quem sofre uma crise de ansiedade é que outras pessoas observem. Por isso, peça para que os demais fiquem longe. Tente fazer com que o momento ocorra com normalidade e sem chamar atenção.
Ao saber como identificar uma crise de ansiedade e o que fazer durante esse momento é possível ajudar um amigo, parceiro ou ente querido. Quando os ataques forem algo constante na vida de alguém é preciso buscar ajuda com um psicólogo.
Para melhorar os sintomas existem também os suplementos naturais contra a ansiedade. Eles regulam o humor, acabam com a insônia e ainda previnem a depressão. Tudo isso sem prejudicar o organismo ou ter efeitos adversos. Conheça os suplementos naturais contra a ansiedade.