Saúde da mulher: 5 sinais de alerta

Alguns sintomas diferentes são formas do corpo indicar que algo está errado. Ainda que não seja um problema grave, é sempre fundamental saber o que acontece com o organismo. Para entender isso melhor, veja 5 sinais de alerta para a saúde da mulher.

Cuidar do físico e ter uma ótima sua saúde emocional é necessário e evita diversos problemas futuros. Então, saiba se você (ou uma amiga) apresenta algum desses casos e saiba o que fazer ao identificá-los.

5 sinais de alerta na saúde da mulher

Confira se algum desses sintomas está ocorrendo com você. Se desconfiar que eles sejam algo mais sério, não hesite em buscar orientação médica.

Porém, mantenha a calma, nem sempre esses alertas indicam uma enfermidade. Apenas tenha consciência do seu organismo e realize os exames de rastreio, que indicarão o que está acontecendo realmente.

1. Pernas inchadas

Notar sinais de inchaço pode indicar retenção de líquido. Isso ocorre, em grande parte, porque há um consumo excessivo de sal. Esse sinal de alerta na saúde da mulher pode indicar doenças como: osteoartrite, bursite no joelho, doença renal crônica, cirrose hepática, entre outras.

2. Sangramentos irregulares

Quando ocorrem sangramentos irregulares pode ser um sintoma de descontrole hormonal. Esses casos acontecem fora do período menstrual e até mesmo após a menopausa, o que não é comum.

Alguns dos problemas relacionados a esse alerta para a saúde da mulher são: câncer (de colo do útero, vagina ou endométrio), infecções vaginais, traumatismo pélvico, infecções na mucosa uterina, pólipos e fibromas e uterinos, entre outros.

3. Dor abdominal

Este sintoma pode afetar tanto mulheres quanto homens. Para o público feminino é uma situação mais recorrente, podendo indicar: doença inflamatória pélvica, câncer de ovário, síndrome pré-menstrual, úlceras estomacais, miomas uterinos, endometriose, cistos nos ovários, síndrome do intestino irritável ou doença celíaca.

4. Nódulos nos seios

Todas as alterações no formato ou textura dos seios são sinais de alerta para a saúde da mulher. Esse é o primeiro sintoma do câncer de mama. Ainda que alguns nódulos possam ser benignos, nunca ignore essas mudanças.

Para isso, realize o autoexame da mama periodicamente, apalpando a região da axila e toda a extensão mamária. Se perceber alguma protuberância anormal, consulte seu ginecologista o quanto antes.

5. Dores na relação sexual

Caso sinta dores durante as relações sexuais, fique atenta. O sintoma pode ocorrer devido à diminuição da libido ou menopausa. Porém, em algumas situações, indica doenças ou mudanças hormonais, como: infecções vaginais, cistos nos ovários, infecções nas trompas de falópio ou útero, fibroma, inflamação da bexiga e endometriose.

Ao saber estes 5 sinais de alerta para a saúde da mulher, é possível identificar algum mal logo no início. Com isso, o tratamento é mais fácil e eficiente. Lembre-se de que apenas o médico poderá diagnosticar alguma doença, mas é importante prestar sempre atenção ao seu corpo.

Além de cuidar do corpo, também é preciso manter a mente tranquila. Para isso, existem os suplementos naturais contra ansiedade, estresse, depressão e insônia.

Diferentemente do que se pensa, eles não causam dependência química ou qualquer efeito colateral. Conheça o Triptopax e fique livre dessas dificuldades emocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *